Prever News

Novidades do Prever e artigos relacionados.

Prefeitos decretam lei que proíbe população de morrer

Prefeitos decretam lei que proíbe população de morrer
Alguém já disse a você umas 5.769 vezes, no mínimo: a única certeza que temos é a de que vamos morrer. Pois prefeitos de cidade da Espanha, da França e até do Brasil já tentaram proibir a população de morrer. Como? Não pode mais morrer? Segundo alguns legisladores muito espertos, é melhor não. Não fica bem para o imposto de renda, sabe? Ou porque os cemitérios estão lotados.

O ex-prefeito de Biritiba-Mirim (SP), Roberto Pereira da Silva, também conhecido como Jacaré - ninguém é Jacaré impunemente -, baixou um decreto proibindo o povo de bater as botas. Quem partisse desta para melhor seria punido. Ou melhor, apenas a família do morto - já que este o prefeito, esperto, sabia que não poderia pagar multas.

A lei surgiu no final de 2005 e foi decretada porque o cemitério da cidade estava lotado. Como 89% do território da cidade fica em área de mananciais, o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) proibiu a construção de uma nova casa para os mortos.

Foi a gota d’água para o prefeito Jacaré. A Câmara de Vereadores, é claro, não levou a ideia do político para frente e, em fevereiro de 2006, a população já podia morrer à vontade.

Almerinda Dantas, dona de uma funerária na cidade, conta que a lei não foi lá muito respeitada na época.

- Quando chegava a hora de morrer, não tinha como pedir permissão para o prefeito. O povo burlava a lei e morria normalmente.

Hoje, a cidade com cerca de 29 mil habitantes conta somente com um cemitério. No entanto, por causa do decreto do prefeito, o Conama abriu uma exceção e uma nova casa para os mortos está sendo construída.

Com uma média de 15 mortos por mês, Biritiba-Mirim faz malabarismos para alocar os defuntos, segundo Almerinda.

- A gente vai colocando um por cima dos outros, mas enterra. Às vezes pedimos túmulos emprestados para os amigos e damos um jeito. Os mortos que estão mal enterrados serão realocados no novo cemitério.

A ideia do prefeito Jacaré foi polêmica, mas não inédita.

A cidade de Lanjarón, na Espanha, já havia promulgado lei parecida, para forçar a construção de um novo cemitério.

Em Sarpourenx, na França, a população até respeitou a lei. Em 2007, somente uma pessoa subverteu as regras e morreu. Isso fez com que outros vilarejos, como Cugnaux, Le Lavandou e Sarpourenx tentassem forçar a mesma probição, sem o mesmo sucesso.

Já no Reino Unido nenhum prefeito decretou uma lei esdrúxula dessas. Em compensação, os lordes do Parlamento fizeram um decreto que proíbe as pessoas de morrerem no Palácio de Westminster.

Preencha o formulário

Seja um cliente do PLANO PREVER

O PREVER está aqui para cuidar de tudo, em todos os momentos, de maneira acolhedora e sensível. Você e sua família merecem esse cuidado e tranquilidade.