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Procon orienta sobre cuidados no Dia de Finados

Procon orienta sobre cuidados no Dia de Finados
O Procon/Bauru chama a atenção dos consumidores que irão adquirir alguns produtos e serviços ofertados por ocasião do “Dia de Finados”. Uma das recomendações diz respeito à aquisição de flores e velas que deve ser feita com antecedência a fim de evitar o preço elevado que comumente é imposto no “Dia de Finados”, devido ao aumento da procura. Da mesma forma, o consumidor que for abordado neste dia para que contrate um plano de assistência funerária não deve fazê-lo de imediato optando por realizar uma pesquisa de preço com calma e cautela. Essa medida visa resguardá-lo da contratação, num momento de vulnerabilidade, de serviços sobre os quais não estejam devidamente esclarecidos.

Além disso, há que se ter cautela para que empresas atuantes deste ramo não aproveitem o momento delicado e de sofrimento por que passam os familiares enlutados, para praticarem cobrança indevida ou abusiva, ou mesmo para alterarem unilateralmente o que foi contratado previamente.

A coordenadora do Procon/Bauru, Fernanda de Assis Martins Pegoraro, ressalta que já foi detectada a ausência de transparência em muitos desses contratos, em razão do expressivo número de demandas referentes a dúvidas sobre serviços que as funerárias oferecem. Ademais, segundo relata, há ainda os que nem sempre são denunciados aos órgãos de defesa do consumidor por se tratar de uma situação dolorosa que o consumidor prefere não remexer, o que por vezes causa uma falsa impressão de que não há problemas neste sentido.

Ainda de acordo com a coordenadora, o elevado número de reclamações foi constatado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) que apontou que as principais demandas relacionadas às funerárias dizem respeito às cobranças abusivas indevidas (24,16% dos registros), às rescisões ou alterações unilaterais dos contratos (18,33%) e às dúvidas geradas com relação aos serviços oferecidos (18,33%). Com relação aos planos de assistência funerária, os dados do Sindec apontaram que as principais demandas estão relacionadas também à cobrança abusiva indevida (21,62% dos registros), às dúvidas com relação ao contrato (19,45%) e às rescisões e alterações unilaterais dos contratos (17,83%).

O consumidor que se sentir lesado deve procurar o Procon/Bauru, que está funcionando na Avenida Nuno de Assis, 14-60, de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 17h00. O telefone para mais informações é o (14) 3223-1668.
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