Estamos no Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre as hepatites virais, inflamações do fígado que podem ser causadas por vírus, uso de medicamentos, álcool, outras drogas, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
As Hepatites Virais podem ser A, B, C, D e E, variando de acordo com o tipo de transmissão. A vacinação é fundamental para evitar a maioria delas. Saiba mais!
Hepatites virais têm sintomas?
As hepatites podem ser silenciosas, mas, quando há sintomas, eles incluem cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Quais são as formas de contágio?
As principais formas de contágio são: fecal-oral (condições precárias de saneamento e higiene), relação sexual desprotegida, contato com sangue contaminado (compartilhamento de seringas, agulhas, alicates de unha, etc.).
Como se prevenir?
A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B, entretanto quem se vacina para o tipo B, se protege também para hepatite D, e está disponível gratuitamente no SUS. Para a Hepatite C não existe vacina. Então, mantenha a Caderneta de Vacinação atualizada, use preservativo, não compartilhe objetos pérfuro-cortantes, e mantenha consultas médicas e exames em dia.
Fonte: Ministério da Saúde
#PreverJaboticabal #JulhoAmarelo #HepatitesVirais #Prevenção #Contágio #Vacinação #Dicadesaúde #bemestar