Prever News

Novidades do Prever e artigos relacionados.

Caixões: formato e cor do seu jeito!

Caixões: formato e cor do seu jeito!
Em 2009, uma empresária criou, em Thun, na Suiça, o Ateliê Sarg, um espaço para a criação de caixões apenas por encomenda. Os formatos, variados, ganham destaque também pela liberdade de escolha das cores.

A loja é cor-de-rosa e há projetos como um caixão em forma de violão e outro com um espelho retrovisor. Quem os pediu? Um freguês quer ser capaz de \"olhar para trás em sua vida\". O outro é um músico que quer ser enterrado no seu instrumento favorito.

O que acontece quando se visita o local, também é diferente de tudo o que se espera de um ambiente funerário. A dona, Alice Hofer, aparece vestida de cor-de-rosa da cabeça aos pés. O restante do diferencial fica por conta do cafezinho servido na acolhedora sala de estar.

\"Eu me lembro de andar pela floresta e ficar perguntando onde é que as folhas vão depois que caem das árvores. E da beleza que há neste caminho em direção a morte. Achei então que se a natureza nos mostra um espetáculo tão bonito sobre a vida e a morte, talvez seja para que possamos aprender alguma coisa com ela, quem sabe talvez devêssemos seguir nosso caminho em paz. Essa é a minha maior motivação\".

Assim, sua empresa está lá para ajudar as pessoas a escolher um caixão e começar a pensar sobre os preparativos para o funeral. Os clientes são convidados a preencher um guia para \"organizar a minha despedida terrena\", que envolve grandes decisões, tais como se deve ser cremado ou enterrado, e as menores, do tipo que música vai ser tocada no funeral.

\"Eu encorajo as pessoas a se familiarizar com as suas próprias necessidades. Por exemplo, como gostariam de ser apresentadas neste último instante\", disse Alice.

\"Existem muitas coisas que desaparecem à medida que vamos atravessando a vida. Mas a impressão que temos de uma pessoa deitada em um caixão, isso nunca vai desaparecer. Essa memória vai ficar para sempre conosco\".

Do mesmo jeito que anuncia caixões de todas as formas, ela também vende outros que são decorados por fora e custam cerca de 2.500 dólares. Uma paleta de várias cores e vários temas para os caixões, como, um vermelho com a cruz suíça, ou outro coberto de grama artificial e florzinhas edelweiss– alusão à expressão “comer a grama pela raiz\", que significa morrer.

O negócio dela atrai críticas, Alice admite: \"As pessoas dizem que é estranho, louco e antipático. Mas é claro que eu não presto muita atenção a esses tipos de comentários, porque estou tão convencida do que faço e de que isso é necessário para muita gente\".


Jessica Dacey, swissinfo.ch
(Adaptação: Fernando Hirschy)
Preencha o formulário

Seja um cliente do PLANO PREVER

O PREVER está aqui para cuidar de tudo, em todos os momentos, de maneira acolhedora e sensível. Você e sua família merecem esse cuidado e tranquilidade.