Prever News

Novidades do Prever e artigos relacionados.

Obras de arte produzidas com cinzas humanas

Obras de arte produzidas com cinzas humanas
Uma exposição inusitada chamou a atenção de quem passou ontem pelo Crematório Vaticano, em Curitiba. Cinzas de dez pessoas foram transformadas em quatorze obras de arte, como quadros e esculturas.

As mesmas foram criadas pelos artistas Bianca Oliari Macoppi, Graciela Scandurra, João Carlos Bohm, João Moro, Marina S. V. Gosch, Marllon Christian Stgemann do Amaral, Tony Reis, Miriam Brunor Cooper e Emerson Brunor.

Segundo a diretora do crematório, Milena Cooper, a prática de transformar restos de cremação em obras de arte surgiu há poucos anos, nos Estados Unidos. Porém, rapidamente começou a ser levada para outros países do mundo.

“A iniciativa partiu de uma artista norte-americana, que ficou viúva. Ela teve a ideia de pintar um quadro com as cinzas do marido. Muitas empresas se interessaram e passaram a fazer o mesmo, em diversos países”, comentou. “As famílias precisam de alguma coisa física que faça referência à pessoa falecida. Muitas vezes, após a cremação, as cinzas são jogadas no mar ou espalhadas na terra. Agora, um pouco destas cinzas podem ser guardadas e transformadas em uma obra de arte”.

Para compor as obras de arte, as cinzas são misturadas a outros materiais, como tinta, vidro e papel. Há algum tempo, a economiária aposentada Maria Aparecida Farias vinha pensando em uma forma de homenagear o filho, que faleceu e foi cremado em 1997, aos 30 anos de idade. Por isso, permitiu que as cinzas do rapaz fossem transformadas em escultura.

“Foi feita a escultura de uma mulher grávida, pois meu filho sonhava em ser pai, o que não aconteceu. Quando vi a obra, fiquei bastante emocionada. Foi muito comovente e uma forma bonita de homenagear meu filho”, contou.
Preencha o formulário

Seja um cliente do PLANO PREVER

O PREVER está aqui para cuidar de tudo, em todos os momentos, de maneira acolhedora e sensível. Você e sua família merecem esse cuidado e tranquilidade.