Prever News

Novidades do Prever e artigos relacionados.

Palestra \"Como enfrentar o Luto\", com Taísa Lucia Berlingieri

Palestra \
Hoje, quinta-feira, dia 4, acontece na OAB Jaboticabal, às 19h30, a palestra Como enfrentar o luto. A psicóloga Taísa Lucia Berlingieri, Especialista em Intervenções Psicológicas em situações de perda e luto traz reflexões a respeito da dor da perda de um ente querido. A palestra é gratuita e os interessados podem obter mais informações pelo telefone do Prever Jaboticabal: 3209.9500.

“O que é o luto, suas reações e como enfrentar esse momento tão difícil são questões que serão pontuadas mas haverá também espaço para dúvidas, perguntas e relato de experiências. Quando se trata de perda e luto, ter espaço para expressar o sentimento é muito importante”, afirma Taísa.

Durante a palestra, o público pode tirar dúvidas e ouvir as orientações que servem não somente para quem sofre a perda como para quem quer ajudar os que estão passando pela situação.

Reunidos em grupo e auxiliados com o suporte oferecido pela especialista, muitos pais, irmãos e cônjuges já conseguiram elaboraram o luto, superando momentos de grande dificuldade.

“Demorei um pouco a aceitar ajuda, eu estava muito triste. Passando as reuniões, fui tirando muitas coisas ruins de dentro de mim. Eu me senti confortada, me deu paz. Tudo foi se abrindo, fiz novos amigos”, diz Maria*, que perdeu a mãe e o filho jovem em datas muito próximas.

Outro ex-integrante define o grupo da seguinte forma: “No início pensei: isso aqui não vai mudar nada. Depois começaram a chegar outras pessoas que perderam filhos também, marido. Só então passei a enxergar certas coisas, percebi a vida trilhando outro caminho”, revela Antônio*, que cujo único filho morreu em um acidente.

A certeza de ter a dor compreendida e a garantia de um espaço e tempo para falar o que se sente são pontos de grande apoio para os que participam do Grupo de Terapia do Luto no Prever Jaboticabal.

“Tomei a decisão de procurar porque estava muito difícil. Depois que começamos, foi complicado... Mas, a cada reunião, podemos falar o que queremos, o que sentimos. Percebemos que não somos só nós que estávamos passando por aquilo. A Taísa nos mostra caminhos para reconstruir a vida. Foi uma sorte encontrar essa pessoa no nosso caminho”, conclui João*, outro pai que perdeu o filho de 25 anos.

*Os nomes foram alterados para resguardar a identidade dos participantes
Preencha o formulário

Seja um cliente do PLANO PREVER

O PREVER está aqui para cuidar de tudo, em todos os momentos, de maneira acolhedora e sensível. Você e sua família merecem esse cuidado e tranquilidade.